Até onde nós podemos ir sem entristecer o Espírito de Deus? Ser cristão é viver enclausurado? O que são "tolices religiosas"?

Quando alguém tem um encontro verdadeiro com Jesus, imediatamente, começa a experimentar uma profunda transformação em sua forma de pensar e de viver. Seus hábitos, seus valores, suas verdades, suas prioridades... tudo passa por um tremendo processo de transformação. E é interessante esclarecer que isso ocorre naturalmente, sem qualquer cobrança externa. O próprio Espírito de Deus começa a intervir na conduta daquele que, de fato, se rendeu ao senhorio de Cristo, colocando nele um forte desejo de mudança. Na verdade, aquele que coloca sua vida no Altar do Senhor, se torna uma "nova criatura". Ele MORRE e NASCE DE NOVO. Veja o que Jesus disse a um religioso chamado Nicodemos:

"​Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! Respondeu Jesus: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito" (João 3:1-5).

 

A Bíblia diz que "aos que o receberam, foi-lhes dado o direito de se tornarem filhos de Deus" (João 1:12). Observe que nem todos são biblicamente considerados "filhos de Deus", mas apenas aqueles que "receberam a Cristo como Senhor e Salvador". Os outros são CRIATURAS de Deus e enquanto não se submeterem ao senhorio de Jesus Cristo continuarão sendo CRIATURAS e não FILHOS. Essas pessoas NÃO NASCERAM DE NOVO e, portanto, não têm qualquer compromisso com o Eterno. Elas guiarão suas vidas de acordo com seus próprios desejos e intenções, sem qualquer comprometimento com as coisas espirituais. Na verdade, o Evangelho para essas pessoas é LOUCURA (1 Coríntios 1:18).

Você, que colocou sua vida na presença do Pai, NASCEU DE NOVO, se tornou NOVA CRIATURA; passou a ser FILHO DE DEUS e HERDEIRO das promessas do Senhor. Isso é coisa pra caramba! Mas não podemos nos esquecer do que dizem as Escrituras: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas" (2 Coríntios 5:17). Observe que há uma "condicional" no início da frase (Se alguém está em Cristo...). Quem NÃO ESTÁ EM CRISTO não vai mudar muita coisa não. Aliás, quem não está em Cristo gosta de dizer que "faz o que quer" e que é "dono do seu próprio nariz".

TOLICES RELIGIOSAS

Existem muitas regras que foram sendo criadas ao longo dos tempos que nada têm a ver com a Palavra de Deus. São exageros e radicalismos que, infelizmente, têm afastado muita gente do verdadeiro Evangelho. Quer exemplos? Alguns dizem que usar bermudas é pecado. Dizem que usar brinco, raspar as axilas, ver televisão, ir ao cinema, ouvir música "do mundo", jogar futebol... Tudo é pecado. Ora, o cristão não precisa se tornar um "ET" para seguir a Cristo. São essas coisas que chamamos de "tolices religiosas". Ser de Jesus é ser alegre, viver a vida, passear, brincar, namorar, beijar na boca, dançar, fazer amizades... É possível viver muito bem e aproveitar bastante, SEM ENTRISTECER ao Espírito de Deus.

ATÉ ONDE VOCÊ PODE IR?

Todo cristão precisa ter suas próprias experiências espirituais; intimidade profunda com o Pai. E é exatamente nessa comunhão íntima que cada um vai se descobrindo e mudando o que deve ser mudado. Se realmente você NASCEU DE NOVO, o pecado vai começar a lhe incomodar. Você vai perceber quando estiver no erro com Deus, porque a Bíblia diz que "o Espírito Santo nos convence do pecado, da justiça e do juízo" (João 16:7,8). O próprio Deus vai tocar em seu coração e você vai começar a sentir o desejo de ser diferente. O importante, entretanto, é ter a consciência de que você se tornou uma nova criatura e deve, agora, buscar seu NOVO CAMINHO. Certamente você continuará se relacionando com pessoas que, apesar de especiais, ainda não viveram a mesma experiência espiritual que você viveu. Essas pessoas não terão os mesmos limites que você; isso é óbvio. Então será necessário vigiar, porque agora o mais importante é HONRAR A DEUS e adaptar sua vida à sua nova realidade. Deixar-se influenciar por aqueles que não conhecem a Deus pode ser um erro fatal.

 

É também importante destacar que essas mudanças vão acontecer naturalmente, aos poucos, na medida em que suas experiências com Deus forem se aprofundando. Muitas vezes você irá se decepcionar com suas escolhas; vai se envergonhar de coisas que decidiu fazer. Isso é normal e faz parte do processo de transformação administrado pelo Espírito Santo em sua vida. O que você não deve fazer é REJEITAR O TRATAMENTO DO ESPÍRITO DE DEUS. Você foi chamado para viver uma nova vida e isso mostra o quanto o Senhor te ama. O Senhor tem propósitos maravilhosos para você, que abrange todas as diferentes áreas da sua vida e isso É MAIS IMPORTANTE do que tudo. Veja o que Paulo escreveu:

 

"Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo" (Filipenses 3:7,8). 

 

Paulo tinha consciência de que o que ele ganharia com Cristo era muitíssimo melhor e fez a escolha dele. Esta deve ser a nossa meta: o que antes fazia parte da nossa rotina e que não é legal para a nossa fé, EXTINGUIMOS da nossa vida, por amor a Cristo. É assim que deve ser. Ambientes que nos enfraquecem espiritualmente, pessoas que levam a tropeçar, atitudes que nos afastam de Deus... TÔ FORA! Sair para a "night" com os amigos, por exemplo, pode ser divertido. Mas se isso atrapalha minha caminhada com Jesus... TÔ FORA!

COISAS GRANDES E OCULTAS

Existem muitas coisas tremendas que ainda não lhe foram reveladas (Jeremias 33:3). O que Deus tem preparado para você é absolutamente imensurável. Não dá sequer para imaginar. Ele disse que lhe porá POR CABEÇA e prometeu abençoar todos os aspectos da sua vida (Deuteronômio 28). Coisas "grandes e ocultas" vão lhe sendo reveladas na medida em que você vai crescendo em santidade, espiritualidade e conhecimento da Palavra. Você ainda irá se surpreender com as grandes coisas que o Senhor tem para fazer. Mas tudo depende da qualidade do seu relacionamento com Deus. Afinal; até onde você está disposto a ir?

Bispo Henrique de Paula - 14/01/2020.

Gostou da mensagem? Então, COMPARTILHE. 

LOCALIZAÇÃO

(21) 3979 1355

 

Av. Dom Hélder Câmara, 10.057

Cascadura/RJ - CEP 21380-002

 

© 2016 por Igreja da Conquista.

Receba notícias nossas: